Manutenção do Pad
Requisitos:
- Tesoura
- Fita adesiva com largura de 5cm
- Chave Philips
- Chave Allen
- Fita isolante
- Aspirador de pó
- EVA
- Introdução -
Muitos pads costumam apresentar problemas depois de certo tempo de uso, devido à falta de manutenção. Os problemas mais comuns são sensores que não respondem, "bads fantasmas" (o sensor ativa sozinho durante a música), setas travadas, entre outros. Esses problemas podem ocorrer tanto em máquinas antigas quanto novas, portanto a manutenção é importante que para que o pad sempre esteja em boas condições.
Este tutorial foi feito para ensinar sobre como realizar a manutenção no pad e aumentar a sensibilidade. Você aprenderá mais a fundo sobre como garantir a sensibilidade perfeita em um pad de Pump, com dicas práticas e de baixo custo.
- Abrindo o pad -
Com a chave de fenda em pads antigos ou a chave Allen em pads mais novos, solte os parafusos dos triângulos que seguram o acrílico, retire o acrílico, solte o ferro em forma de L que segura o sensor e remova os sensores das borrachas em forma de U que o seguram. Entre no setup da máquina e acesse a opção I/O Test.
Aspire toda a poeira que estiver dentro do pad. Use a chave de fenda para soltar a sujeira que estiver entre as borrachas que seguram os sensores. Tome cuidado para não danificar a lâmpada de neon.
- Identificando sensores defeituosos -
O segundo passo é identificar se há algum sensor que esteja com mal contato ou danificado.
Aperte os sensores com uma mão e verifique se eles estão funcionando corretamente. Caso algum sensor não responda com facilidade, existe uma maneira simples de repará-lo:
1) Desconecte e retire o sensor, abra-o pelas laterais com a tesoura (você também pode usar um estilete), tomando cuidado para abrir apenas até a parte mais grossa do sensor.
Após aberto, ele ficará como na foto à esquerda.
2) Utilize a fita isolante para cobrir algumas partes do fio danificado dentro do sensor. Tome cuidado para não cobrir o fio demais, o que pode tirar a sensibilidade do sensor.
3) Ao terminar, feche o sensor com a fita adesiva transparente de 5cm. Ele deve ficar como na foto ao lado. Teste-o novamente para verificar se a sensibilidade melhorou.
- Aumentando a sensibilidade do pad -
Normalmente em máquinas mais antigas ou máquinas novas usadas com muita frequência, a proteção de borracha que envolve o sensor, colada originalmente na parte interna do pad, endurece. Essa borracha que originalmente é bem flexível e tem a função de segurar o sensor em seu lugar, quando dura, perde a flexibilidade e acaba segurando o impacto da pisada, evitando com que o sensor seja pressionado com toda sua capacidade.
Confirma como fazer para que o sensor volte a ser pressionado com toda a sua capacidade:
1) Remova a proteção de borracha do sensor da parte metálica. Tire o sensor de dentro da proteção de borracha e corte a borda da proteção de borracha em um ou dois milímetros.
Veja na foto ao lado como irá ficar:
2) Coloque o sensor de volta na proteção de borracha.
Você irá notar agora que o sensor terá 1mm de altura a mais na proteção de borracha, fazendo com que ao ser pressionado pelo acrílico, a proteção metálica que fica acima do sensor toque diretamente no sensor e o pressione com toda a sua capacidade.
3) Ao colocar a proteção de volta em seu lugar, já com o sensor dentro, coloque uma camada de EVA ou velcro embaixo da proteção. O EVA pode ser facilmente encontrado em papelarias.
4) Isso fará com que a proteção e o sensor fiquem mais altos, diminuindo a distância da proteção metálica e do acrílico. O pad então ficará mais nivelado e sensível, exigindo muito menos força para ativar o sensor ao pisar.
Após colocar todas as proteções de borracha com os sensores de volta em seus lugares, parafuse o ferro em forma de L novamente em cima do sensor, coloque o acrílico de volta e parafuse os triângulos novamente.
Agora é hora de testar se a proximidade da proteção metálica e do acrílico não esteja travando nenhum sensor, conforme na foto ao lado.
Caso algum sensor ainda fique acesso após fechar o acrílico, pode ser que a altura entre a proteção de borracha e o ferro em forma de L ainda esteja muito alta. Faça alguns testes e verifique se nenhum sensor continua aceso após ser pisado.
Se tudo estiver em ordem, é hora de lavar as mãos e jogar. Espero que este tutorial seja de grande ajuda para todos que estejam perdidos na hora da manutenção do pad.
Com essa técnica é possível fazer com que até os pads das máquinas mais antigas se tornem altamente sensíveis e nivelados, como se fossem novos.
0 comentários:
Postar um comentário