O que é ?

Pump It Up é uma máquina de simulação de dança, criada em 1999 pela empresa coreana Andamiro. Caracteriza-se por um jogo de dança, no qual o jogador deve pisar nas setas de acordo com o ritmo, utilizando os 5 botões de um dos lados, ou utilizando os 10 botões de ambos os lados.

É possível jogar de uma ou duas pessoas, como modos desde o nível mais fácil até modos mais difíceis que exigem coordenação e resistência física do jogador.

Existem duas categorias oficiais da Pump: Speed, músicas difíceis nos modos Crazy ou Nightmare no qual o objetivo é conseguir a melhor nota e score possível, não sendo permitido a utilização da barra na categoria masculina, e Freestyle, músicas de nível médio para serem coreografadas sozinho ou em dupla e serem julgadas por uma equipe de juízes, atendendo assim a alguns critérios, como Manobras, Habilidade, Dança, Composição, entre outros fatores.

No total, existem 22 versões: 1st Dance Floor, 2nd Dance Floor, 3rd O.B.G (Old But Goodies), O.B.G. Season Evolution, The Collection, Perfect Collection, Extra, The Premiere, The Premiere2, The Premiere3, Rebirth, The Prex, The Prex2, The Prex3, Exceed, Exceed2, Zero, NX, NX2, NXA, Fiesta e a mais recente lançada para o ano de 2011, a Pump It Up Fiesta EX.

Todas essas versões são para arcade, sendo que a Perfect Collection, Rebirth e The Prex 3 têm versões para PC. Além do PS2 que tem as versões Exceed SE e Exceed, e o X-Box que tem a versão Exceed SE. O PSP conta com as versões Exceed SE e Zero. Confira todas as versões na seção Versões.

Os locais mais comuns de se encontrar Pump It Up atualmente são em Shoppings, fliperamas e algumas lan houses. O preço do crédito varia de local para local, podendo ser desde R$0,50 até R$2,50.

Há algum tempo atrás jogar Pump It Up era apenas diversão. Hoje em dia ocorrem eventos e campeonatos no mundo todo, desde eventos regionais até internacionais, sendo o mais importante o WPF, o World Pump Festival, torneio mundial de Pump It Up oficializado pela Andamiro e realizado todos os anos desde 2005.


- Jogabilidade -

A Pump utiliza uma plataforma de 10 botões com 5 em cada lado. São 2 botões azuis inferiores, 1 botão amarelo central e 2 botões vermelhos superiores. Para escolher a música, o jogador deve utilizar os botões azuis, confirmando a seleção com o botão amarelo. Os botões vermelhos são utilizados para mudar de modo, inserir códigos, entre outros.

Durante a música, seqüencias de setas irão aparecer na tela, de baixo para cima. No momento em que as setas entrarem na sequence zone, a barrinha de setas superior, o jogador deve pressionar as setas indicadas na tela. Quando houverem passos duplos, os dois botões devem ser pressionados ao mesmo tempo, assim como passos triplos em músicas de níveis mais altos.

A barra localizada na parte de trás da plataforma pode ser utilizada ao jogar. Basta segurar com os dois braços para trás enquanto joga. Com isso, o peso do corpo é concentrado na parte na barra e ganha-se mais estabilidade, permitindo reflexos mais rápidos e um menor esforço físico. É importante lembrar que a barra é opcional, e jogar sempre segurando na barra acaba tornando mais difícil para aprender a jogar sem barra futuramente.


Passos comuns

No caso de setas únicas, basta pisar normalmente na seta correspondente utilizando um dos pés.

Um erro muito comum cometido por iniciantes é depois de pisar na seta retornarem para a posição inicial, para não pisarem em outras setas acidentalmente. Isso não é necessário, bastando continuar na mesma posição após pisar em qualquer seta.

Ao pisar em seqüencias comuns, concentre-se em sempre alternar os dois pés para pisar, evitando pisar em várias setas sempre com o mesmo pé. Com isso, será mais facil para aprender a virar o corpo durante a música, o que irá facilitar em muitas seqüencias posteriormente.



Passos duplos

Quando aparecerem passos duplos, as duas setas devem ser pressionadas ao mesmo tempo, portanto basta dar um pequeno pulo para conseguir pisar nas duas.

No começo, é normal se confundir com a hora certa de pular, mas com um pouco de prática, isso torna-se bem simples. Outro fator importante é sempre fazer um pulo baixo, já que um pulo muito alto aumenta a chance de pisar fora do tempo, além de cansar mais.

É importante treinar todos os tipos de passos duplos, que são os superiores, inferiores, diagonal esquerdo, diagonal direito, lateral esquerdo e lateral direito. Os dois últimos são os mais difíceis para iniciantes, portanto com um pouco de prática tornam-se fáceis.


Passos triplos

No caso de passos triplos, as três setas devem ser pressionadas ao mesmo. Para isso, existem duas maneiras: Pisar em duas setas utilizando um dos pés e o outro na terceira seta, como na foto ao lado, ou utilizando a mão, pressionando duas setas com os pés e a terceira com a mão.

Passos triplos exigem uma certa técnica para serem pegos. Algumas pessoas preferem pegar passos triplos em pé, enquanto outras preferem utilizar a mão. Algumas músicas rápidas exigem que o jogador pegue os passos triplos com a mão, mas cabe ao jogador decidir qual a melhor maneira.

Lembrando que passos triplos só aparecem em músicas do Crazy, ou músicas muito difíceis do Hard.


Junto com os passos comuns, existem também os long notes, ou freezes, setas esticadas, sendo que basta pressionar e segurar a seta corresponde até que ela termine. Ao segurar um long note, o combo irá aumentar com Perfects, e caso ele não seja segurado acarretará em um combo negativo de Miss.

De acordo com o ritmo no qual as setas forem pressionadas, um dos seguintes julgamentos irá aparecer na tela:

Perfect - A seta foi pisada no ritmo certo.
Great - A seta foi pisada ligeiramente fora de ritmo.
Good - A seta foi pisada no ritmo, mas fora da sequence zone.
Bad - A seta foi pisada fora de ritmo e fora da sequence zone.
Miss - A seta não foi pisada.

A partir de 4 Perfects ou Greats consecutivos será contado um combo, que indica quantas setas corretas foram pisadas em sequência. O combo consiste de Perfects e Greats, sendo que Goods não sobem combo e Bads e Miss quebram o combro. Nas versões antigas, o Good ainda quebra o combo, sendo que nas versões novas apenas não conta como combo, mas não o quebra.

Em cima da sequence zone, existe uma barra de vida chama de life gauge, que mostra como está o desempenho do jogador durante a música. Perfects ou Greats enchem a barra de vida, Goods não irão mudá-la e Bads ou Miss irão esvaziá-la. Se a opção Stage
Break
estiver ativada, a música irá "estourar" e será interrompida no momento que a barra esvaziar, seguido de uma mensagem: Hey! Why Don't U Just Get Up And Dance Man! e em seguida Game Over. Essa opção pode ser desativada na configuração da Pump, mas isso sempre irá ocorrer caso sejam feitos 50 miss consecutivos.

Ao terminar a música, será dada uma nota de acordo com a precisão do jogador. As possíveis notas são:

S - O jogador não errou nenhuma seta.
A - O jogador teve um desempenho ótimo com poucos erros e boa precisão.
B - O jogador teve um desempenho bom com erros medianos e precisão mediana.
C - O jogador teve um desempenho regular, com um certo número de erros e precisão média.
D - O jogador teve um desempenho ruim, com um grande número de erros e uma precisão ruim.
F - O jogador fez muitos erros durante a música, e não foi aprovado para a próxima música, resultando a um Game Over.

Durante o jogo são jogadas 3 músicas a serem escolhidas pelo jogador. Caso ele consiga 3 vezes a nota A ou S, será concedida uma quarta música de bônus, e caso alguma música resulte em nota F, o jogo termina com Game Over.


- Códigos -

Os códigos, ou modifiers, são seqüencias feitas antes de escolher a música que causam diferentes efeitos na hora de jogar. Por exemplo, é possível inverter a seqüencia das setas em 180º para jogar músicas decoradas de costas, jogar com seqüencias aleatórias, mudar o skin das setas, entre outras.

O código mais utilizado é o código da velocidade, no qual as setas sobem mais rápido para a sequence zone, fazendo com que a leitura das setas fique muito mais fácil. No modo Normal, é recomendado utilizar a velocidade 2x, no Hard 3x e no Crazy as velocidades 3x e 4x dependendo da música.

É importante lembrar que cada versão utiliza um código diferente, portanto confira na seção Códigos para descobrir o código da versão desejada.


- Tipos de músicas -

Nas versões antigas da Pump existiam apenas 2 tipos de música: Kpop e BanYa. Kpop, ou Korean Pops, são músicas populares coreanas de diversos artistas conhecidos na Coréia, como DJ.Doc, Drunken Tiger e outros. BanYa, ou Banya é a banda própria da Andamiro, criada para desenvolver as músicas da Pump. Seu acervo vai desde techno e house até famosas músicas clássicas remixadas com ritmos dançantes, como Winter, Moonlight Sonata e muitas outras.

Como a Pump inicialmente foi feita apenas para a Coréia, só existiam músicas coreanas, mas algum tempo depois com a popularização da Pump em outros países surgiram músicas de várias nacionalidades, como brasileiras, americanas, mexicanas e muitas outras. Com isso, foi incluído na Pump o estilo de música Pop, nos quais estão presentes músicas de diversas nacionalidades. Alguns exemplos de músicas Pop são Clap your hands, Bust Back, We're Going Fly e muitas outras.

- Gabinetes -

Existem atualmente 4 tipos de gabinetes originais. Todos os gabinetes são parecidos, mudando basicamente apenas o tamanho da tela. Confira:


Gabinete SD

SD significa Standard, é o gabinete básico da Pump It Up. Possui uma tela de 29', duas caixas de som agudo na parte de cima ao lado do letreiro, e duas caixas de som grave na parte de baixo. Possui quatro holofotes em cima, e dois neons azuis embaixo.

Esse é o gabinete mais comum de ser encontrado. Foi o primeiro gabinete a ser vendido para fora da Coréia com o lançamento da versão The 3rd O.B.G., por isso até hoje ainda é possível encontrar-lo em vários locais.

Atualmente esse gabinete não é mais fabricado, sendo que a única maneira de comprá-lo é usado.



Gabinete DX

DX significa Deluxe, é o gabinete de luxo produzido durante um tempo pela Andamiro. Possui um telão de 51' com 3 holofotes de cada lado, duas caixas de som aguas na parte de cima, ao lado do letreiro, e duas caixas de som grave na parte de baixo. Possui dois neons azuis.

Algumas versões da plataforma desse gabinete não possuem parafusos, o que facilita para muitos jogadores que além de não se machucar não correm o risco de tropecar, pisar em falso, entre outros.

Esse gabinete não é muito fácil de ser encontrado, e apenas alguns lugares o possuem no Brasil atualmente. A cidade que mais possui esse tipo de gabinete é Belo Horizonte, no qual praticamente todas as máquinas são modelo DX.

Atualmente esse gabinete não é mais fabricado, e só pode ser comprado usado.


Gabinete GX


É o principal gabinete da Pump. Possui uma tela de 33', com 4 holofotes em cima, duas caixas de som agudo em cada lado do letreiro e duas caixas de som grave embaixo, e dois neons ao lado das caixas.

Esse gabinete começou a ser produzido junto com a versão The Premiere2 e possui parafusos achatados na plataforma, o que faz com que os jogadores não se machuquem em contato com a mesma, assim como evita que o pé prenda ao jogar músicas de Speed.

Esse gabinete começou a ser comercializado com a chegada da ZERO no Brasil em Dezembro de 2005, portanto ainda não é muito comum de ser encontrado. Atualmente é o gabinete utilizado pela Andamiro, junto com o modelo FX.


Gabinete FX

O novo gabinete, lançado junto com a nova versão New Xenesis. Possui duas caixas de som agudo em cima, em cada lado do letreiro, dois equalizadores laterais que se movimentam de acordo com a música e dois neos azuis embaixo.

Esse gabinete foi anunciado no fim de 2006, juntamente com a versão New Xenesis. Possui uma tela de plasma de 43'.

Atualmente, a Andamiro anunciou que a produção do gabinete GX foi cancelada, dando lugar apenas ao FX. No Brasil, apenas alguns lugares possuem esse gabinete, mas em breve deverá se espalhar em outros locais.




- Pump It Up no Brasil -

No Brasil, as primeiras máquinas de Pump It Up chegaram no ano de 2000 com a versão The 3rd O.B.G, a primeira versão a ser exportada para outros países além da Coréia. Nessa época havia o grupo ToP de pumpers que levavam a pump em vários programas de televisão, fliperamas e shoppings para divulgação e apresentações.

Nessa época a Pump apareceu em vários programas de TV como O+ Positivo, Domingo Legal e outros, no qual eram realizadas apresentações e os participantes do programa podiam experimentar a máquina. As lojas de roupas C&A possuiam as máquinas por volta de 2001, no qual alguns pumpers realizavam apresentações e os clientes ganhavam créditos ao comprarem na loja.


Integrantes do grupo ToP no programa O+ Positivo em 2001

A partir daí as vendas de Pump It Up começaram e vários fliperamas e shoppings começaram a adquirir as máquinas, que eram vendidas pela Diverbrás. A Pump começou a se espalhar muito rápido e recebia uma boa resposta do público, que aumentou rapidamente. Na metade de 2001, com a popularização da Pump no Brasil surgiu a versão The Premiere, que tinha músicas brasileiras e chamava cada vez mais a atenção de novos jogadores.

No ano de 2002 a Pump continuava popular com o lançamento da versão The Premiere2 que chegou rapidamente em vários fliperamas e shoppings, e agradou a maioria dos jogadores com suas novidades. No ano seguinte de 2003, a popularidade da Pump caiu devido a falta de atualização de vários fliperamas, já que novas versões estavam sendo lançadas mas a maioria dos locais continuava com versões antigas que já não atraiam mais os jogadores, que buscavam novidades. Nessa época muitas pessoas pararam de jogar.

No ano de 2004, com a chegada da versão Exceed a popularidade da Pump no Brasil retornou, já que muitos fliperamas voltaram a atualizar suas máquinas e a nova versão oferecia desafios para vários jogadores. Em 2005, com o surgimento da versão Exceed2 e o World Pump Festival, o campeonato mundial de Pump It Up realizado na Coréia todos os anos, fez com que a Pump retornasse ao seu auge, com muitos locais atualizando suas versões rapidamente e jogadores que estavam motivados.

Em 2006, logo após o primeiro WPF surgiu a versão Zero, que após seu lançamento chegou rapidamente em vários locais e tornou-se muito popular, oferecendo vários desafios aos jogadores com muitas novidades.

Atualmente a pump passa por uma fase muito popular, com muitos jogadores ativos e vários tipos de eventos que envolvem pump ocorrendo, com a tendência de aumentar cada vez mais e voltando a aparecer na mídia desde 2005. No final de 2005 o programa Fantástico exibiu uma reportagem com os dois participantes brasileiros de freestyle do WPF, Legal e Black, mostrando mais sobre como eles, o treinamento deles, etc. A partir daí outros tipos de matérias foram feitas, como a do jornal Estadão de 2006, a reportagem da MGTV de 2006, o Torneio Dance Game no programa Mais Você em 2010 e muitas outras.


Legal e Faber na reportagem feita pelo jornal Estadão em 2006 

  © Blogger template 'Soft Games' by DownLivre 2009

Back to TOP