Modos

Na Pump It Up existem diversos modos para as músicas, desde os fáceis para iniciantes até modos mais difíceis para jogadores mais experientes. A seguir serão explicados todos os modos encontrados na Pump It Up até hoje.

Vale lembrar que nas versões antigas é preciso primeiro escolher o modo e depois escolher a música, já nas versões atuais o modo é escolhido antes de iniciar a música, sendo possível trocar de modo a qualquer momento.


Normal
- Beginner Step

Modo fácil para iniciantes. Nesse modo, as músicas possuem seqüencias fáceis com um ritmo devagar para que o jogador possa se acostumar com a Pump. A maioria das músicas do Normal possuem poucos passos duplos e seqüencias ritmadas, utilizando até 4 setas por compasso. Nem todas as músicas estão disponíveis no modo Normal, assim como existem algumas músicas que estão disponíveis apenas no Normal.

O tempo médio de aprendizado no normal varia de 1 a 3 meses, sendo que alguns jogadores pegam o jeito mais rápido do que os outros, e já conseguem jogar no modo Hard.

O próximo nível recomendado após conseguir nota A em todas as músicas do Normal é o Hard.


Hard - Professional Step

Modo intermediário, para jogadores que já possuem alguma experiência. Nesse modo, as músicas possuem seqüencias mais dançantes e mais bem elaboradas, exigindo um pouco mais de habilidade do jogador. As músicas possuem até 8 setas por compasso, e tem passos duplos, viradas de corpo e outros tipos de movimentos. A grande maioria das músicas possui o modo Hard.

O tempo médio de aprendizado do modo Hard varia entre 3 a 6 meses. Pegar uma boa prática em todas as músicas do Hard é importante para conseguir jogar melhor em outros modos futuramente. Praticamente todas as músicas da Pump possuem modo Hard, o que faz com que seja um dos modos com maior variedade de músicas.

O próximo nível recomendado após conseguir nota A em todas as músicas do Hard é o Freestyle. Vale lembrar que as músicas mais difíceis do modo Hard são Love is a Danger Zone Pt2 e Chimera, que possuem um nível bem alto mesmo para o Hard.


Freestyle (Double) - Perfomance Mode

Modo intermediário, utilizado os dois lados da plataforma. Esse é o modo mais utilizado para realizar coreografias da categoria Freestyle, por permitir uma maior libedade do que o Normal e Hard. As músicas desse modo utilizam basicamente o nível de dificuldade do Hard, portanto é necessário uma certa dominância do modo Hard. O nível das músicas pode variar, sendo bem fáceis ou até mesmo bem difíceis, utilizando até no máximo 8 setas por compasso, com excessão de músicas como Chimera.

O tempo médio de aprendizado do modo Freestyle é de 1 a 3 meses, já que basta uma boa base do modo Hard para aprender facilmente a jogar. O Freestyle exige uma certa noção de pespectiva para que se possa jogar sem olhar para baixo, portanto é importante treinar passagens de um lado para outro, assim como viradas de corpo, evitando pisar em várias setas com o mesmo pé.

O próximo nível recomendado após conseguir uma certa dominância do Freestyle é o Crazy. O Freestyle ajuda para aprender o básico de viradas de corpo muito utilizadas no Crazy e Nightmare. As músicas mais difíceis do Freestyle são Love is a Danger Zone Pt2. e Chimera.


Crazy - Steppers Step

Modo avançado, para jogadores mais experientes que já possuem uma boa base no hard. Esse modo exige muito do jogador em vários aspectos, como resistência, reflexos, virada de corpo entre outros. Nesse modo podem aparecer passos triplos, quádruplos e até mesmo quíntuplos, exigindo técnica e reflexo. As músicas podem ter até 16 setas por compasso e exigem grande domínio de viradas de corpo e outros tipos de movimentos. A grande maioria das músicas possuem o modo Crazy.

O tempo médio de aprendizado do modo Crazy é de 4 meses. Após pegar uma certa prática no Crazy é possível treinar as músicas mais difíceis para assim evoluir cada vez mais. O modo Crazy é utilizado em campeonatos nas primeiras fases, e nas semifinais e finais costuma-se utilizar o Nightmare.

O próximo nível recomendado após conseguir uma boa prática no Crazy é o Nightmare. Também é importante lembrar que o Nightmare é um importante método para melhorar no Crazy, já que força o aprendizado de viradas de corpo que acabam facilitando ao jogar.


Nightmare - Burning Mode

Modo avançado, para jogadores muito experientes. Da mesma maneira que o Freestyle, utiliza os dois lados da plataforma porém que com um nível bem mais alto do que o Freestle, equivalente ao Crazy ou até maior. Esse modo exige todos os aspectos do jogador, como reflexos, mobilidade para ir de um lado para o outro, resistência, viradas de corpo, entre outras. As músicas podem ter até 16 setas por compasso, ou até mais dependendo da música. A maioria das músicas possuem o modo Nightmare.

O tempo médio de aprendizado do Nightmare é de 3 meses. É importante ter uma boa base do modo Freestyle e Crazy para aprender melhor todas as técnicas utilizadas no Nightmare. O modo Nightmare costuma ser utilizado nas semi-finais e finais de campeonatos.

Vale lembrar que o Nightmare possui muitos níveis variados, desde níveis baixos até níveis altos, então basta começar com os mais fáceis e ir progredindo aos poucos. O modo Nightmare é muito importante para aprender viradas de corpo, sendo um bom método para melhorar no modo Crazy e nos outros modos. A música mais difícil no Nightmare até hoje é Chimera.


A seguir estão os modos que não são mais utilizados nas versões atuais:


Half-Double - Twinrole Mode

Modo intermediário, utilizando os 2 lados da plataforma. Tem um funcionamento parecido com o Freestyle, porém utiliza apenas 3 botões de cada lado, totalizando 6 botões. Esse modo exige um nível um pouco mais técnico que o Freestyle, já que as sequências são mais elaboradas com um nível de dificuldade elevado.

Apenas as músicas da Rebirth até a The Prex3 possuem passos no Half-Double. Apesar desse modo não estar mais presente nas versões atuais, algumas músicas utilizam apenas os 6 botões no modo Nightmare como se fossem um Half-Double, como My Friend, Remix Try To B.P.M, Go Back, entre outras.

O Half-Double está presente nas versões Rebirth, The Premiere2, The Prex2, The Premiere3 e The Prex3.


Division - Divergence Mode

Modo avançado, com o nível de dificuldade progressivo a ser selecionado durante a música. Nesse modo é utilizando apenas um lado da plataforma, e pode ser jogado de 1 a 2 pessoas. Durante a música, a palavra ATTENTION! aparecerá na parte inferior da tela, avisando que uma seleção de nível está próxima, e em seguida aparecerão 2 letras no lugar de algumas setas para serem pisadas. As duas possíveis opções são:

W - Wild Style

G - Groove Style

Ao pisar no W, o nível de dificuldade da música irá aumentar, tornando as sequências mais difíceis até mesmo do que os passos normais nos seus respectivos níveis no Crazy.

Ao pisar no G, o nível de dificuldade da música irá diminuir, tornando as sequências mais dançantes.

Se o jogador não pisar em nenhuma das opções ou pisar em um W e G ao mesmo tempo, o nível de dificuldade continuará o mesmo. Apenas as músicas da Rebirth e The Premiere2 possuem passos no Division.

O Division está presente nas versões Rebirth e The Premiere2.


Non Stop Remix - Ultimate Step

O modo Non Stop Remix funciona da mesma maneira que o Remix Station. Nesse modo, são jogadas até 2 músicas com uma duração maior do que o normal, por volta de 2:30. O nível das músicas é equivalente ao Hard, com algumas no Crazy e Double que podem ser acessadas através de um código. Nesse modo são encontradas diversas músicas remixadas e algumas músicas exclusivas, como o Remix Turbo.

Apesar desse modo ser considerado o "Ultimate Step", o nível das músicas era relativamente fácil, o que não atraiu muitos jogadores. Somente a partir da versão Extra que o nível dos remixes aumentou, com a chegada do Final Audition & Chicken Wing.

O Non Stop Remix está presente nas versões 1st Dance Floor, 2nd Dance Floor, 3rd O.B.G, O.B.G. Season Evolution, The Collection, Perfect Collection e Extra. Nas versões Exceed2 e Zero, ele retornou como Remix Station, e na versão NX os remixes estão disponíveis dentro do Special Zone.

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